Covid-19: O que estamos fazendo para combater a pandemia

A GPA não tem medido esforços para atender a demandas para o enfrentamento ao novo coronavírus e manter informados sobre a real situação das unidades prisionais na pandemia todos os interessados como familiares de presos, funcionários, autoridades sanitárias, imprensa ou órgãos regulatórios.
A empresa se preparou para a pandemia tomando algumas medidas de prevenção:
I) todos os presos considerados de grupos de risco (por idade ou comorbidades) foram alocados em uma única vivência (galeria) para melhor controle. Eles são acompanhados diariamente com aferição de temperatura e sintomático respiratório.
II) Foi criada uma enfermaria especial para tratamento de Covid-19, com 20 leitos a mais em cada unidade, além dos centros de saúde para atendimento básico já existente em cada uma delas.
III) O Complexo conta ainda com uma equipe médica referência em Covid 19.
IV) Toda a assepsia de viaturas e ambientes das unidades, incluindo celas e ambientes de banho de sol é feita regularmente. O mesmo acontece com todos os produtos entregues aos presos (materiais, insumos, roupas e alimentos). V) Recipientes de álcool em Gel 70% distribuídos por toda empresa; VI) Implantação de “pedilúvio” embebido em solução desenvolvida pelo conselho Federal de Química na entrada das unidades;
VII) Aferição diária de temperatura corporal das pessoas que ingressam nas unidades;
VIII) Demarcações no chão, e acentos em áreas que podem ocorrer maior volume de pessoas.
IX) Folhetos informativos com medidas de prevenção e protocolos de saúde;
X) Controle com limitações e quantidade máxima de pessoas permitidas em ambiente; Essas medidas aliadas a outras providências adotadas pelo Estado de Minas vêm tendo muito sucesso tanto que os números apresentados acima atestam isso.