A GPA recebeu a Delegada da Delegacia de Mulher de Ribeirão das Neves, Dra. Cristiane Gaspari, as psicólogas Alessandra Sandy e Tatiane Tacchi e a referência técnica Regiane Sampaio, representantes do Núcleo de Promoção da Saúde e Cultura da Paz, para uma palestra sobre violência contra a mulher.

A violência se manifesta de diversas formas, podendo ser virtual, física, moral, psicológica e até patrimonial. A palestra apresentou, de forma detalhada, o procedimento que deve ser seguido pelas mulheres em casos de violência, desde a denúncia às medidas protetivas e até redes de apoio à mulher que existem em Ribeirão das Neves. 
  
A Delegada Cristiane Gaspari destacou a importância da informação para que as mulheres possam reconhecer situações aparentemente cotidianas, mas que se enquadram em violência psicológica. Ela também afirmou que: “se reconhecendo como vítima, é importante buscar apoio e ajuda na comunidade, tendo como pontos de referência a Delegacia de Mulher de Ribeirão das Neves e a Casa da Mulher Nevense”.

As representantes do Núcleo de Promoção da Saúde e cultura da paz ressaltaram a importância de um ambiente de trabalho que proporcione às colaboradoras um espaço de acolhimento, reflexões e oferta de informações sobre um tema tão complexo e delicado como a violência contra as mulheres. Elas afirmaram que: “através desses momentos, uma mulher pode identificar sinais de estar sofrendo algum tipo de violência e quais equipamentos onde buscar ajuda”. 
  
O Agosto Lilás é uma campanha nacional que se destina à conscientização e ao enfrentamento às violências praticadas contra as mulheres. A GPA se esforça para promover um ambiente de trabalho seguro e livre de violência para as suas colaboradoras.