A biblioterapia é um método terapêutico que utiliza a leitura, combinada com atividades lúdicas e de reflexão, para auxiliar o processo de reabilitação de pessoas acometidas por doenças físicas e sofrimento mental.
A equipe do CPPP avalia a viabilidade de implantar um projeto de biblioterapia por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais das áreas do ensino, psicologia e serviço social.
A equipe participou de um curso, recentemente, a fim de prepará-la para a implantação do projeto. Por ser uma técnica terapêutica, é fundamental que os profissionais envolvidos estejam preparados para a sua aplicação.
Além disso, pretende-se conciliar o processo terapêutico à remição por leitura. Dessa forma, os participantes do projeto poderão reduzir as suas penas por meio da leitura de livros previamente selecionados pela equipe.
O projeto de biblioterapia traria um benefício importante aos programas implantados no CPPP e poderia contribuir para a reabilitação e a reintegração social dos presos.
Espera-se que, com a capacitação da equipe em biblioterapia, seja possível oferecer aos presos uma alternativa terapêutica para a resolução de suas questões pessoais e torná-los aptos para o convívio em sociedade.