No mês de setembro, foram promovidas diversas palestras sobre saúde mental para os colaboradores do CPPP.

O objetivo foi conscientizar e informar sobre a importância do cuidado com a mente, bem como promover a prevenção do suicídio.

As palestras foram ministradas por especialistas da área:

Os palestrantes ofereceram contribuições valiosas para o esclarecimento de dúvidas e o enfrentamento de tabus e preconceitos sobre o tema.
Adriana apresentou aos colaboradores sobre redes de apoio, como o Centro de Valorização da Vida, que tem como objetivo ser um espaço de acolhimento de pessoas que precisam ser ouvidas. “Às vezes a gente não consegue ver quando uma pessoa precisa de ajuda, mas quando a gente deixa disponível, como informação, ela tem uma fonte de escuta que vai ajudar bastante”.

Pedro Diniz falou sobre a importância de cuidados na rotina pessoal e de trabalho para manter mente e corpo sãos. “Cuidados como exercícios físicos, alimentação, ter tempo para a família, afazeres domésticos; e dentro do trabalho ter um momento de pausa, de respiração, se alimentar bem e sem pressa”.

Tio Flávio reforçou que o mês de setembro é uma referência necessária para trazer à tona as temáticas da saúde mental, mas que isso deve ser um cuidado ao longo de todo o ano. “A dor, ela não avisa quando vem, então esse acompanhamento não deve baixar a guarda, pois estamos perdendo muitas pessoas por doenças mentais e emocionais”.

A juíza de Direito de Ribeirão das Neves, Bárbara Isadora Santos, que participou de uma das palestras, destacou a importância da saúde mental para o profissional que trabalha ressocializando pessoas. “Cuidar de si é pré-requisito para que possamos cuidar do outro. Porque só quem está bem consegue desempenhar a sua função”.

A GPA acredita que a saúde mental é um direito de todos. Por isso, continuará investindo em iniciativas que promovam a conscientização dos seus colaboradores sobre a importância do autocuidado e a valorização da vida.