Zelando pela integridade e segurança da operação, a área de Infraestrutura realiza constantes intervenções nas estruturas do Complexo. Com esse objetivo e se preocupando com a aproximação do período de chuvas, mais um talude vem sendo recuperado no CPPP.
Taludes são declives formados por recortes na terra ou por aterramentos. Para recuperar essas áreas, é feito o retaludamento, que consiste em preencher o solo perdido pelo clima com terra e construir sobre ele um tipo de muro de contenção com drenagem superficial e subterrânea que contenham os processos de erosão e deslizamento, melhorando a estabilidade do solo.
O solo do CPPP é do tipo arenoso e sofre mais com os efeitos do clima. Por isso, o monitoramento das áreas deve ser constante. Com o trabalho de recuperação desses taludes, o que antes era uma área erodida, hoje é uma área estável que garante a segurança às estruturas do entorno.
E parte da equipe responsável por essas obras é formada por presos do próprio CPPP. Esses presos recebem treinamento para exercício das suas funções e a utilização adequada de ferramentas e equipamentos de segurança.
Com esse trabalho, os presos reduzem sua pena e, principalmente, são capacitados para, quando do retorno ao convívio social, terem condições de buscar uma ocupação remunerada, terem seu sustento e não se tornarem reincidentes.
Para saber mais sobre o que é e como funciona a contratação de mão de obra prisional, acesse o ‘link’: https://lnkd.in/d-MDSjqX