Presente em todas as unidades do CPPP, o escâner é um aparelho que possibilita a revista em todo o corpo, de maneira não invasiva, a fim de contribuir para a prevenção da entrada de objetos e materiais não autorizados nas unidades prisionais.
Esses aparelhos apresentam uma ferramenta que confere eficiência ao trabalho de revista: uma tecnologia que aprende a identificar objetos e materiais proibidos com o passar do tempo. Capacitação e tecnologia para ajudar e embasar a tomada de decisão das equipes de revista do CPPP.
Peter Kühn, Mestre em Proteção Radiológica e instrutor da VMI Security, falou aos membros da equipe de revista sobre como operar e analisar as imagens produzidas pelo escâner corporal e compartilhou informações técnicas dos aparelhos, o que permite aos profissionais ter o conhecimento para esclarecer dúvidas e questionamentos sobre o processo que podem surgir durante as visitas às unidades. Falou também sobre o fim das revistas vexatórias, invasivas, com a chegada dos aparelhos de escaneamento corporal: “A pessoa não precisa mais remover a roupa, ela só tira os objetos metálicos e é analisada sem invadir a sua privacidade”.
O curso de capacitação confere aos participantes um certificado que será muito valioso durante a jornada profissional dentro da área de segurança.