O Complexo Penitenciário Público-Privado de Ribeirão das Neves (CPPP) recebeu a visita de autoridades em segurança pública do Estado do Acre, o Secretário de Segurança Pública, Cel. José Américo de Souza Gaia, e o Chefe do Instituto de Administração Prisional, o Policial Penal Alexandre Nascimento de Souza.
Eles conheceram as instalações internas e externas do CPPP e observaram o funcionamento do modelo de parceria público-privada na gestão prisional. O Secretário Gaia e o Chefe Alexandre de Souza se mostraram impressionados com a estrutura do Complexo e com a qualidade dos serviços prestados aos presos.
A visita contou com a presença de autoridades da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) de Minas Gerais, como o Chefe do Departamento Penitenciário, Leonardo Badaró, e o Diretor Público Geral do CPPP, Rodrigo Pimentel. Representando a Concessionária, estiveram presentes o Gerente Operacional Geral, Wilson Cardoso, o Diretor Institucional, Marcelo Costa, e o Diretor Presidente, Leonardo Grilo.
Ao final da visita, o Secretário Cel. Gaia destacou o potencial do modelo de parceria público-privada em penitenciárias. “Pretendemos retornar com o corpo técnico, a fim de buscar maiores informações, adotar algumas dessas boas práticas e solucionar alguns problemas dentro no sistema em nosso Estado”, disse.
Sobre a estrutura e equipamentos de segurança e monitoramento, o Chefe Alexandre de Souza disse que: “nos inspiram a levar isso para nosso Estado, para nossas unidades penitenciárias, estruturas como essa, para que deem segurança à atividade do policial penal que lá está e todos os servidores que compõem o sistema penitenciário do Acre”.
A equipe do CPPP sentiu-se honrada em receber as autoridades do Acre e mostrar o trabalho que está sendo realizado no Complexo há 11 anos. A troca de experiências entre diferentes Estados é fundamental para o aprimoramento da gestão prisional no país.