Representantes da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), visitaram o Complexo Penitenciário Público-Privado (CPPP) de Ribeirão das Neves na quarta-feira, 06/03/24. Estiveram no CPPP os Diretores Tulio De Souza e Rowan Pedro de Araújo, acompanhados por José Arthur Kalil, membro do Conselho Empresarial de Assuntos Jurídicos daquela entidade.

Os visitantes conheceram de perto o projeto da PPP e sua execução, instalações administrativas e de segurança de uma de nossas unidades de regime fechado, em especial o núcleo de saúde e as oficinas de trabalho. Atualmente, cerca de 730 presos são capacitados e contratados por empresas parceiras e pela GPA como parte da estratégia de ressocialização do CPPP.

Dr. Túlio de Sousa, que conhece o projeto desde o seu início, se diz satisfeito em ver como o CPPP evoluiu, de modo a proporcionar maiores oportunidades para apoio institucional entre a ACMinas e a GPA para o desenvolvimento de projetos de ressocialização, em especial o trabalho da mão-de-obra carcerária. “Imaginamos que pode ser construído aqui um ecossistema atrativo para as empresas e para os empreendedores”, diz, destacando o potencial do CPPP para se tornar um polo de empreendedorismo.

A comitiva da ACMinas foi acompanhada pelo Diretor Público Geral Rodrigo Pimentel, por membros da equipe da GPA, entre eles o Diretor Presidente Leonardo Grilo, o Gerente Operacional Rogerio de Freitas, a Gerente de Atendimento Poliana Fortes, e pelos especialistas em Direito Administrativo Greycielle Amaral e Caio Mário Lana Cavalcanti.

A visita da ACMinas ao CPPP de Ribeirão das Neves representa um passo importante na busca por uma maior cooperação institucional visando à construção de soluções para a modernização do sistema prisional e a humanização do cumprimento da pena. A GPA agradece à ACMinas e a disposição para o desenvolvimento de iniciativas que contribuam para a uma reinserção social cada vez mais assertiva dos presos.