Em fevereiro, o CPPP realizou uma palestra em parceria com o Engenheiro Civil Sanitarista Kleiton Willian Magela Silva Lopes da Faculdade Estácio sobre a poluição da água, a fim de conscientizar os presos sobre a importância do uso racional desse importante recurso natural.
 
E, na primeira semana de março, alunos do curso de Biologia da PUC Minas, Arthur Honorato, Marcello Morais e Gabriel Magalhães, ministraram uma palestra sobre a dengue. Atualmente, a evolução nos diagnósticos nos últimos meses transformou a doença em tema de relevância nacional, que precisa ser debatido em todos os setores da sociedade. Os estudantes esclareceram os presos sobre ações e condutas necessárias para evitar a proliferação do mosquito e como o vírus atua no corpo.
 
O CPPP promove palestras regulares na área da saúde com o objetivo de contribuir com a formação moral e cívica dos presos, visando à sua reinserção na sociedade com uma consciência mais ampla sobre a importância de temas que impactam diretamente toda a comunidade.