Infra Women Brazil

Fabiana Reppucci, Miriam lamas, Poliana Fortes
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Em um mundo em constante transformação, a reinserção social de Indivíduos Privados de Liberdade (IPL) se torna cada vez mais desafiadora. Nesse contexto, os 11 anos de parceria entre o Estado de Minas Gerais e a GPA indica um caminho para atingir resultados mais positivos para a reinserção social. A GPA é a empresa responsável pela construção e administração do Complexo Penitenciário Público Privado (CPPP), em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte. A aliança tem um objetivo claro: quebrar o ciclo de reincidência através de serviços de atendimentos (Saúde, Jurídico, Trabalho, Social, Religioso, Recreativo) aos presos e, principalmente, por meio de ensino edificante, o que abre portas para uma vida de novas possibilidades.

A educação, por si só, é porta para a transformação e reintegração social:

  • Cidadania e empoderamento: garante aos presos o acesso a conhecimentos, habilidades e valores que os capacitam para exercer seus direitos e construir projetos de vida dignos.
  • Superação de estigmas: ajuda no combate a exclusão social e os preconceitos, abrindo portas para oportunidades de trabalho.
  • Desenvolvimento integral: a educação vai além da remição de pena, promovendo o desenvolvimento socioemocional e sociocomportamental dos indivíduos.
  • Formação integral: é fundamental oferecer todos os níveis de ensino, desde a alfabetização até o ensino superior, além de atividades profissionalizantes e apoio social, cultura e esportivo.

No CPPP há um compromisso com a ressocialização por meio da educação de qualidade, sempre apoiado por parceiros como Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), Diretoria de Ensino e Profissionalização (DEP), Secretaria de Educação (SEE-MG), Sistema S de educação, dentre tantas outras Instituições preocupadas com a educação.

Com todo esse apoio de quem acredita no nosso trabalho transformador a educação promovida pela Escola GPA representa uma revolução no ensino em Escolas Prisionais. Essa colaboração entre órgãos de governo, empresas e instituições educacionais abre portas para um futuro com menos reincidência, mais vínculos familiares e um retorno saudável à sociedade.

Como a parceria público-privadas pode impulsionar mudanças:

  • Inovação e recursos: um parceiro privado (concessionário) tem a capacidade de injetar recursos, tecnologias e metodologias inovadoras nos programas educacionais, conectando os alunos a um mundo de conhecimento sem barreiras físicas. E o Poder Concedente (Estado) tem a capacidade de operacionalizar espaços seguros para aplicação das metodologias e/ou desses novos recursos e tecnologias;
  • Capacitação para a reiteração social: Poder Concedente e concessionária viabilizam programas focados no desenvolvimento de habilidades práticas, preparando os indivíduos para carreiras significativas. Acionando empresas e instituições educacionais para suporte material (equipamentos) ou intelectual (cursos de capacitação).

A Escola GPA é um espelho de como futuras PPPs podem impulsionar mudanças pela educação:

  • Escuta ativa: a Escola GPA realiza pesquisas e rodas de conversas para entender desejos e necessidades educacionais dos alunos;
  • Oferta de educação básica presencial da alfabetização ao ensino médio;
  • Preparação profissionalizante;
  • Incentivo e disponibilização de laboratórios de informática para um número cada vez maior de alunos que realizam o ensino superior;
  • Bibliotecas com vasto acervo literário para projetos de remição por leitura;

A Escola GPA também realiza projetos inovadores como:

  • Curso de (educação de jovens e adultos) – EJA na modalidade EAD como facilitador da educação tecnológica para inserção ao mercado de trabalho;
  • Remição por leitura inclusiva com o uso de audiolivros para presos analfabetos ou com grande problema de visão.

Tais incentivos e parcerias proporcionam resultados visíveis de crescimento acadêmicos, de ressocialização e elevação da empregabilidade. Em 2023, a Escola GPA obteve um aumento de 20% no número de aprovados nas provas do ENCCEJA e um crescimento de 41% na quantidade de notas nas provas do ENEM, para inscrição em bolsas PROUNI.

A prova de que juntas, podemos construir um futuro mais justo e inclusivo para todos!