No mês de março, praticamente todos os presos do regime semiaberto com autorização para o trabalho externo estavam trabalhando. Uma conquista importante, fruto do empenho da SEJUSP, DTP, AGPPP, VEC, Trabalho e Cidadania, empresas tomadoras da mão de obra e equipes de Atendimento e de Operação da Concessionária.
 
A parceria firmada com a Trabalho e Cidadania promoveu aumento de 35% nos presos lotados em empresas parceiras do trabalho no regime semiaberto, como Frigobet, Selfclean, W Amaral, BH Foods, entre outras.
 
A Trabalho e Cidadania assessora os parceiros em atividades como acompanhamento das rotinas de trabalho, transporte, liberação, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), orientações, alinhamento de procedimentos, ajustes comportamentais, capacitações, inserções, desligamentos, etc.
 
Com mais de 20 anos de atuação no sistema prisional, a Trabalho e Cidadania presta serviços de fomento à contratação, capacitação, profissionalização e inserção da mão de obra carcerária no mundo do trabalho, uma alternativa que proporciona ganhos em termos de eficiência, produtividade e responsabilidade social para as empresas, além de promoção da cidadania, geração de renda e reinserção social para os presos.