Oficial de Justiça Federal há 25 anos, Everson Ramos dedica suas horas vagas a um projeto de assistência religiosa no CPPP de Ribeirão das Neves (MG). Espírita desde os 6 anos, ele encontrou na doutrina um caminho de transformação pessoal e, agora, busca compartilhar essa experiência com aqueles que mais precisam.

A jornada de Everson com o Espiritismo começou em Araguari (MG), quando seu pai, um ferroviário, foi transferido para a cidade. Lá, sua mãe foi apresentada à doutrina e a transmitiu para toda a família. Desde então, a leitura sobre o tema se tornou um hábito constante em sua vida. “Eu adoro estudar religião, estudar história e estudar o evangelho”, diz Everson.

Ao retornar a Belo Horizonte aos 17 anos, Everson foi convidado a apresentar os estudos na Fraternidade Espírita Irmão Glacus (FEIG). Sua dedicação à doutrina o levou a se tornar um expositor espírita, compartilhando os seus conhecimentos com o público, atividade que exerce até hoje. “É uma atividade que eu amo fazer!” reforça Everson, com orgulho.

Em 2022, Everson fundou o projeto “Espíritos no Cárcere” no CPPP, inspirado na crença trazida pelos espíritos a Allan Kardec, de que “a Terra é escola de evolução, sempre que nossas ações se vincularem à ética do Cristo de Deus”. O projeto oferece aos presos do CPPP a oportunidade de conhecer a Doutrina Espírita e encontrar nela um caminho de transformação pessoal.

O “Espíritos no Cárcere” é um projeto voluntário oferecido como uma alternativa de assistência religiosa cristã no CPPP. O projeto foi motivado pela percepção de carência da oferta da Doutrina Espírita como opção de assistência religiosa cristã no ambiente prisional. “Eu achei que seria interessante ter um espaço para ter a opção espirita, existem vários reeducandos que já tem a vivência espirita”.

Em seu segundo ano, os resultados do projeto são percebidos no convívio com os presos. “Aprendemos muito no convívio com os nossos irmãos participantes do projeto, sentimos que eles gostam muito dos temas que são apresentados de forma dinâmica, explorando bastante o audiovisual” diz Everson.

Em 2024, o projeto inicia uma nova etapa com a organização de uma bibliografia espírita que se somará aos livros da Biblioteca do CPPP. “Estamos buscando obras que possam trazer os ensinos espíritas de forma mais clara e fidedigna aos ensinos que os espíritos trouxeram a Allan Kardec”, diz Everson sobre essa nova etapa do projeto.

A história de Everson Ramos é um exemplo de como a fé pode transformar vidas. Através de sua dedicação e amor ao próximo, ele oferece aos presos do CPPP a oportunidade de encontrar um novo caminho, baseado nos princípios da ética cristã e da caridade.