A GPA informa, com grande satisfação, que foi convidada a participar do VI Seminário Nacional de Trabalho no âmbito do Sistema Penal, em Brasília (DF), para receber o Selo Resgata, no dia 16 de abril.
O Selo é entregue pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) como uma forma de incentivo e reconhecimento para organizações que contratam a mão-de-obra carcerária.
A GPA contrata, atualmente, 135 presos para atividades como limpeza, pintura e manutenção interna das unidades prisionais. Esses presos são remunerados com ¾ do salário mínimo e, a cada três dias trabalhados, podem ter as suas penas reduzidas em um dia, nos termos da Lei de Execução Penal (LEP).
Aproveitamos para parabenizar as empresas parceiras do CPPP que receberão o Selo Resgata nesta oportunidade. Empresas que, juntamente com o Estado de Minas Gerais, fortalecem cada vez mais um dos principais fatores para a reinserção social dos presos, o trabalho.
O trabalho contribui de forma decisiva para o resgate da dignidade, a capacitação profissional, o desenvolvimento pessoal e a geração de renda, permitindo que o preso retorne à sociedade com oportunidades maiores para uma reintegração social efetiva.