Uma comitiva composta por autoridades do Sistema Penal do Estado do Rio Grande do Sul visitou o Complexo Penitenciário Público-Privado (CPPP) de Ribeirão das Neves nessa segunda-feira (15).

O objetivo da visita foi conhecer o projeto e entender como funciona a operação de uma PPP prisional, modelo que o Rio Grande do Sul pretende implementar em breve, com a construção de uma unidade em Erechim.

Participaram da comitiva gaúcha o Secretário do Sistema Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, o Chefe da Assessoria de Relações Institucionais, Ricardo Garcia Amaral, a Delegada da 4ª Delegacia Penitenciária Regional, Manuela Anete de Lemos Peliciolli, o Diretor do Departamento de Planejamento da SUSEPE, Roberto Carlos de Sousa, e a Diretora do Departamento Administrativo da SUSEPE, Elisandra Lidiane Minozzo.

A comitiva teve a oportunidade de trocar informações e experiências com o Diretor Geral do CPPP, membros da Assessoria Geral de Parcerias-Público Privadas (AGPPP) e representantes da Concessionária.

Os membros da comitiva se mostraram impressionados com o que viram e elogiaram o modelo de gestão da PPP. O Secretário Luiz Henrique Viana falou como a trabalho no CPPP dá esperança e reforça a escolha do modelo de parceria público-privada para o sistema prisional gaúcho. “O modelo PPP é um novo tipo de prestação de serviço que alcança tudo aquilo que desejamos alcançar, que é uma condição de vida para os apenados, oferta de trabalho e acima de tudo de ressocialização”.

O CPPP é o primeiro projeto implantado por meio de uma PPP no sistema prisional brasileiro. Inaugurado em 2013, tornou-se referência em gestão prisional, sendo considerado um modelo de sucesso pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública Prisional de Minas Gerais (SEJUSP).