Em 2013, quando o Complexo Penitenciário Público-Privado de Ribeirão das Neves (CPPP) foi inaugurado, uma figura já estava pronta para acolher os detentos com compaixão e exemplo de fé: Dona Itália. Com 14 anos de experiência missionária em presídios, ela se tornou pioneira em projetos religiosos na instituição, transformando o voluntariado em sua missão de vida.

Ao longo dos 11 anos de voluntariado na PPP Prisional, Dona Itália dedicou-se incansavelmente a levar conforto e esperança aos detentos. Com sua presença cativante, ela promove atividades religiosas de uma forma muito pessoal, alegre e extrovertida. Assim, consegue alcançar respeito e carinho dos presos, oferecendo um espaço para reflexão, cura e crescimento espiritual. “Eles têm uma enorme gentileza comigo, me ajudam a carregar os livros, a água e quando é hora de orar eles se entregam e respeitam o momento”.

Sua presença constante com palavras de incentivo tem sido um farol de luz para aqueles que mais precisam. Nas suas próprias palavras: “é mais fácil trazer Jesus até eles que levá-los a Jesus”.

O trabalho de Dona Itália transcende os muros da PPP Prisional. Nas oportunidades em que encontra alguma das pessoas acolhidas nas atividades religiosas, a recepção é repleta de gratidão e respeito. “O preso que saiu e mudou de vida, ele procura e é muito gratificante ver a mudança positiva pela qual ele passou”.

Um exemplo inspirador de fé, compaixão e compromisso com o próximo. A PPP Prisional reconhece e agradece a inestimável contribuição de Dona Itália. Sua dedicação e amor ao próximo são fundamentais para a transformação da vida dos detentos.