A PPP Prisional de Ribeirão das Neves (CPPP) possibilita o acesso dos presos à assistência religiosa durante o período de cumprimento de pena com respeito à pluralidade religiosa, diversidade na oferta da assistência e respeito à liberdade de culto.
A assistência religiosa potencializa o desenvolvimento pessoal, a comunicação e a elevação moral e espiritual ao proporcionar reflexões sobre valores, princípios, tolerância, igualdade, diversidade, respeito, responsabilidade e perdão. Além disso, proporciona a formação de redes de apoio que contribuem para a reintegração social e permitem a construção de projetos de vida e de estratégias para lidar com situações adversas.
O trabalho realizado pelos voluntários é essencial para o acolhimento dos presos na PPP Prisional e a sua reintegração ao convívio social. Os cultos, reuniões e louvores estabelecem oportunidades para reflexão e autoconhecimento. Por meio da assistência religiosa, os presos são evangelizados e têm oportunidade de receber o batismo. No mês de abril de 2024, 16 sentenciados foram batizados.
Facultada pela Lei de Execução Penal (LEP), a assistência religiosa representa a possibilidade de um recomeço para muitos presos no CPPP e de uma reintegração à sociedade com novas perspectivas de vida.