Nesta sexta-feira (14/06), representantes da GPA receberam uma homenagem concedida pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Governo de Minas Gerais (SEJUSP) a empresas comprometidas com a oferta de oportunidades de trabalho a indivíduos privados de liberdade.
O Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Penal (Selo Resgata) celebra a importância do trabalho para a ressocialização dos presos e, também, a responsabilidade social das empresas homenageadas com o tema.
A GPA contrata, atualmente, 157 presos para atividades como limpeza, pintura e manutenção interna das unidades prisionais. Esses presos são remunerados com ¾ do salário mínimo e, a cada três dias trabalhados, podem ter as suas penas reduzidas em um dia, nos termos da Lei de Execução Penal (LEP).
Para Marcelo Costa, Diretor Institucional da Concessionária, é “uma honra receber uma homenagem da SEJUSP, parceira da GPA, cuja atuação tem sido fundamental para o alcance dos resultados na PPP em termos de segurança e ressocialização”.
Leonardo Grilo, Diretor Presidente da GPA, acrescentou: “a oferta de oportunidades para aprendizagem de ofícios, desenvolvimento profissional e geração de renda representa uma etapa primordial na preparação dos presos para o retorno ao convívio social com maiores chances de êxito”.