Em parceria com o “Instituto de Mulheres: Uma por Uma”, a Penitenciária Público-Privada (PPP) de Ribeirão das Neves, realiza ao longo do ano palestras para os detentos do complexo sobre o tema “dependência química”. O objetivo é orientar e refletir sobre as causas que conduzem à dependência química.

A palestrante Adriana Kelly, em sua última ação, trouxe reflexões sobre a dependência como reflexo de uma carência interior que precisa ser resinificada. Abordou o processo de autodescoberta e autotransformação como uma oportunidade de crescimento, incentivando o desenvolvimento pessoal e a ressignificação de traumas e dores do passado. Adriana enfatizou a importância de reconhecer e superar barreiras emocionais, atribuindo um novo significado à vida.

Além de ressaltar a importância de recomeços em momentos aparentemente sem saída, ela destacou como as escolhas podem influenciar na construção de um novo caminho longe dos vícios. E desenvolver a inteligência emocional e a valorização das próprias qualidades é um caminho para cultivar a esperança em novas possibilidades e criar um futuro promissor distante da criminalidade.

Somada às ações para os internos, essa parceria também oferece orientações para os familiares durante os dias de visita. O objetivo é proporcionar atenção e acolhimento, preparando os familiares para oferecer o suporte necessário e ajudar na reintegração do indivíduo à sociedade.

Atividades como essa, que abordam temas sensíveis e de relevância, como dependência química, mostram aos presos e seus familiares a oportunidade de mudança e de um futuro melhor, independentemente do que tenha ocorrido no passado. Sendo também um meio de incentivo à busca pela reintegração social, seja por meio do trabalho ou do ensino.