O Complexo Prisional Público-Privado (CPPP) de Ribeirão das Neves recebeu, nesta semana, a visita de uma comitiva formada por representantes do Governo da Província de Buenos Aires, Juan Strada e Maitena Villegas, e de empresários argentinos do ramo de hotelaria, Gustavo Riganati e Alejandro Affonso.
A visita foi organizada pela Oficial de Parcerias da UNOPS Brasil, Luciana Las Casas, e teve como objetivo apresentar a operação e administração da PPP à comitiva argentina.
O UNOPS é uma organização pública internacional de caráter intergovernamental, sem fins lucrativos, criada pela ONU para oferecer apoio de gestão de projetos, aquisições, infraestrutura e outros serviços de apoio às agências da ONU, instituições financeiras internacionais, organizações governamentais e não governamentais.
Os visitantes discutiram questões técnicas, operacionais e administrativas relativas ao contrato de PPP e foram guiados por representantes do Estado e da Concessionária na visita a uma das unidades do regime fechado, em que tiveram a oportunidade de conhecer o setor jurídico, as salas de aula do ensino, as oficinas de trabalho, os consultórios do setor de saúde e uma sala de monitoramento.
Os representantes da Comitiva ficaram impressionados com o que viram. Ao final da visita, Las Casas destacou a execução do projeto e os resultados alcançados por meio da parceria entre o Estado de Minas Gerais e a Concessionária. “Este é um ‘case’ nacional e internacional”.
Sentimos orgulho do reconhecimento recebido pelo trabalho realizado na PPP. São mais de 11 anos de pioneirismo do Estado ao estruturar um projeto de PPP considerado, até hoje, uma referência para a formulação de políticas públicas mais eficientes e voltadas à ressocialização em nosso país.