Mudar hábitos pode ser um desafio, mas a SIPAT tem o objetivo de motivar o primeiro passo rumo a uma vida mais saudável em vários sentidos. A enfermeira da Interweg Seguros e Benefícios, Raíssa Campos, realizou a palestra sobre “sistema nervoso e osteomuscular”, que falou sobre doenças e lesões como AVC e tendinite. O fator ambiental é um risco e na PPP há funções que podem causar essas lesões. Durante o trabalho é possível fazer ações para minimizar os efeitos ou até preveni-las e a orientação de Raíssa é simples: “levantem de seus postos de trabalho, façam alongamentos, bebam bastante água”.

“Saúde mental já foi considerada um ‘tabu’, mas isso está mudando”, lembrou Sibele Campos, psicóloga da Interweg Seguros e Benefícios durante sua palestra. Com uma dinâmica “quebra-gelo”, ela proporcionou um espaço seguro para os colaboradores compartilharem suas experiências e sentimentos. “Isso traz um conforto que gera a sensação do cuidado, da confiança para que ele saiba que vai ser bem acolhido caso esteja se sentindo mal”, concluiu.

Ao abordar temas como a importância de poupar, investir e planejar, o professor Alisson Batista, da Estácio, inspirou os colaboradores a adotar hábitos mais saudáveis em relação ao dinheiro. O tema “economia financeira” interessa muito, principalmente pelo endividamento: “Segundo dados da própria Serasa, cerca de 80% das famílias têm algum endividamento”, pontua o professor. Atentos às dicas de Alisson, todos saíram da palestra cientes de que a receita é simples: gastar menos do que se recebe, mas “não é algo rápido de se fazer, é um processo longo de reeducação”, alerta Alisson.

Com o tema “Eu me preocupo”, Mauricio de Oliveira Leite, da seguradora ML3 Consultoria e Corretagem de Seguros, trouxe à SIPAT informações e tirou dúvidas sobre os seguros que a empresa oferece à GPA: carro, casa, funerário. Ele tratou dos seguros como forma de planejamento de vida, com destaque na aposentadoria. Sobre a importância de se fazer um seguro, completou: “É a esperança de recuperar um bem, reconstruir uma casa, resguardar a vida, a sua e de seus beneficiários”.

Os últimos dias da SIPAT 2024 terminaram com ações noturnas promovidas pela Interweg. O atendimento individualizado do “PitStop da Saúde” e a palestra “cuidados com o corpo” foram feitos para os colaboradores noturnos na quarta e na quinta-feira, atendendo a todos os plantonistas. A recepção foi ótima e Alexandro Nogueira, da operação, foi direto sobre a realização da SIPAT à noite: “Importante. Nos sentimos valorizados”. Também da operação, Graziane Ramos, levantou um desafio da rotina de quem trabalha no período da noite, que “é ainda mais desafiador manter os cuidados”, mas entende que a ação foi uma importante ferramenta para o autocuidado.