O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma porta de entrada para o ensino superior, inclusive para os indivíduos privados de liberdade (IPL’s). Em 2023, um total de 270 presos do CPPP se inscreveram no exame, em busca do sonho de cursar uma faculdade.

Houve um aumento no número de inscritos este ano, o que indica um crescente interesse da população carcerária em finalizar o ensino médio para concorrer a uma vaga nos cursos de ensino superior. Isso é uma demonstração da relevância do ensino como ferramenta de ressocialização e de mudança social. Atualmente, 60 IPLs estão cursando o ensino superior na Escola do CPPP, em EAD.
 
O ensino é fundamental para a ressocialização, pois oferece oportunidade para que os presos adquiriram conhecimentos e habilidades que possibilitam o reingresso no mercado de trabalho e a construção de uma vida nova. Além disso, o ensino pode ajudar os presos a lidar com o estresse e a ansiedades associadas ao encarceramento, melhorar sua autoestima e reduzir a reincidência criminal.